Curso de Fotografia Documental

Licenciado em História,  Mestre em História pela PUCRS, autor do livro “Fotojornalismo e Legalidade– 1961” e organizador do livro “Os 50 anos da Legalidade em Imagens”. Atua, principalmente, nos seguintes temas: história cultural, cultura visual, história da imprensa, fotojornalismo e fotografia. Fotojornalista desde 1987 com trabalhos publicados nos principais jornais e revistas do  Brasil. Com trabalhos publicados na América Latina e Europa.


Aula 1

Estudo da Câmera Fotográfica, menus e funções. Objetivas, distância focal, lentes normais, lentes grandes angulares e teleobjetivas. Obturador, diafragma, focagem e profundidade de campo. Relação obturador/diafragma. Fotometria e uso do flash.
 

Aula 2

Linguagem fotográfica, composição, planos, ângulo, iluminação, nitidez, movimento, forma, textura, contraste, cor. Retrato, fotografia artística e fotografia de paisagem.
 

Aula 3

Comentários sobre a história da fotografia, conceitos de fotojornalismo (spot news, feature photos), e foto documental, a função social e a representação da realidade. Análise de imagens de grandes nomes do fotojornalismo e da foto documental.
 

Aula 4

Fotografia na prática. Atividade nas ruas da cidade, controlando a câmera, exercitando a composição, utilizando a luz disponível, trabalhar temas cotidianos. Pautas documentais e jornalísticas como: a cidade em movimento, paisagem urbana, a diversidade de pessoas da cidade, etc.
 

Aula 5

Edição, tratamento e apresentação das imagens selecionadas.
 

Período:

Entrar em contato

 

Carga horária:

20h (12h de teoria e 8h prática)

Pré-requisito:

Possuir câmera profissional ou semi-profissional
 

Investimento:

R$ 600,00 a vista ou em três vezes no cartão de crédito.

(sindicalizados e conveniados R$ 350,00)
 

Com certificado

Para maiores informações, utilize os contatos abaixo.